Quem adora castanhas, provavelmente já se deparou com aquele desconforto abdominal 😜.
Não vais querer perder esta dica👌. GUARDA JÁ e PARTILHA com aquele amigo que passa pelo mesmo mal 😉.
Há uns dias vi a Marta @martilicious_foodandlife
a falar sobre o que provoca esse desconforto e lembrei-me de como os mais velhos lá da aldeia preparavam as castanhas. São saberes ancestrais que não devemos perder ✨.
Quem se lembra de ver as avós prepararem as castanhas com todo o cuidado? Elas sabiam como ninguém os truques para uma digestão tranquila.
Um dos segredos era cortar o topo da castanha, retirando o pequeno ‘bico’. Este corte não só permite cozinhar a castanha de forma uniforme, mas também tornava-a mais leve e evitava a formação de gases no estômago.
Para além disso, também podes experimentar:
🌰- deixar as castanhas de molho em água morna com um pouco de sal por 20 a 30 minutos antes de as cozinharem. Esta prática ajuda a neutralizar as substâncias que podem causar fermentação no intestino;
🌰 – cozinhar as castanhas com ervas aromáticas, como o louro ou o alecrim, conhecido pelas suas propriedades carminativas, ou seja, que ajuda a reduzir os gases e facilita a digestão.
Não te esqueças de mastigar bem cada castanha! Os antigos diziam que uma boa mastigação ‘ajuda o estômago a trabalhar’ e reduz os gases.
Já conhecias estas mezinhas caseiras?

