CASA NATURAL – Um guia para uma vida mais simples e sustentável

Este livro é um compêndio de projetos, receitas e informações. Gosto de pensar que é para todo o tipo de pessoas. Para pessoas que vivem em grandes cidades ou no campo, para aquelas que pretendem viver uma vida mais simples, conscientes das suas pequenas conquistas diárias, ou para aquelas que pretendem ter um estilo de vida desperdício zero.
Gosto até de pensar que, se tivesse tido essa felicidade, seria um livro que as minhas avós me poderiam ter deixado, escrito pelas suas mãos maduras e gastas, com receitas e partilhas ancestrais, repletas de saberes antigos e da simplicidade de outros tempos.

Ao longo deste livro vai encontrar diversos projetos, propostas «faz tu mesmo», receitas para fazer no conforto da sua casa, com matérias primas puras e biodegradáveis, que irão permitir não só simplificar o seu dia a dia, como também descomplicar e economizar tempo e dinheiro. Este também foi um dos motivos pelos quais optei por fazer os nossos próprios produtos, o lado financeiro. Ao fazermos os nossos produtos começamos a ter a perceção de que as matérias são, na sua grande maioria, polivalentes, podendo ser usadas para diversos produtos e são muito económicas. Sim, permitem realmente uma enorme poupança

O livro está organizado por áreas da casa para facilitar a localização dos diversos projetos e receitas. Vai encontrar em cada um deles uma breve introdução de como realizámos a nossa transição e como organizamos a nossa casa, de forma a reduzir o nosso impacto, gerar menos lixo e desperdício e substituir produtos por opções mais ecológicas. O que pretendo com este livro é que compreenda que ter um estilo de vida mais sustentável não é complicado, nem difícil de alcançar — antes pelo contrário, é incrivelmente simples! E a partir do momento em que temos consciência do impacto que as nossas escolhas e ações têm no planeta Terra, não há como voltar atrás e fingir que não sabemos. Como é lógico, temos de ter consciência de que, como em tudo o que evolui, existem altos e baixos, e por vezes não é possível atingirmos os nossos objetivos primordiais. Há que encarar, aceitar e, assim que possível, fazer melhor! Não temos de viver rodeados de eco-ansiedade, mas sim viver a melhor versão de nós próprios que conseguirmos.
Acredito que uma vida simples pode ser vivida em qualquer lugar, por qualquer pessoa.

«Este guia para uma vida mais simples e sustentável é uma ferramenta pedagógica valiosa e extremamente útil, escrito numa linguagem clara e simples.»
Eunice Maia, in Prefácio